Fique por dentro de todos os nossos super descontos e novidades!
Guidão e a Evolução do MTB
Quando as mountain bikes atingiram a produção em escala, os guidões tinham medidas de 540 a 580 mm e a partir disso eles foram aumentando.
O que provocou esse aumento?
O design do quadro e como a roda dianteira se posicionava no solo! Quanto maior o ângulo da caixa de direção, mais fácil de virar, mas mais instável a bike ficava. Quanto menor o ângulo, menos fácil de virar, mas mais estável a bike fica.
Bikes de Cross Country mais tradicionais têm ângulos da caixa de direção acima dos 71º, as bikes atuais mais agressivas estão na casa dos 67º! Isso tudo promoveu varias experimentações com o propósito de dar maior controle. Lá nos anos 90, os guidões eram tão estreitos que inventaram o Bar Ends, aqueles chifrinhos que facilitavam a empunhadura para as subidas. Com o aumento da medida do guidão, sua função perdeu sentido e hoje é um acessório mais cosmético do que de fato útil.
Por volta dos anos 2010 começaram algumas aberrações, chegando a absurdos 810 mm que alem de dificultar incursão em trilhas, causou lesões nos ombros de atletas baixos que tinham receio de cortar os guidões para as medidas mais adequadas.
Hoje as medidas mais comuns estão entre 740 e 760 mm, dando toda capacidade de controle e fluidez necessária nas trilhas. Ou seja, comprimento do guidão não é um palpite, mas sim uma solução adequada à sua estatura e à geometria da bike!
Vai de Viper!